A leitura é uma atividade prazerosa que nos agrega muito. Para uma criança, a leitura tem função ainda mais importante, pois expande seu conhecimento, aprimora o senso crítico e, além de tudo, oferece apoio aos pais em sua educação. Problemas que surgem na infância, como bullying e agressividade, podem ser abordados de forma mais leve e adequada as crianças com os livros que separamos nessa lista. Confira:

Bullying

Um assunto que hoje em dia é colocado bem mais em pauta, o bullying assombra a vida de muitas crianças e jovens. A ação é caracterizada quando alguém que, devido a uma diferença, sofre qualquer tipo de violência, seja ela física, psicológica ou emocional. Sofrer com o bullying pode prejudicar muito a vida de uma criança, podendo resultar em sequelas para a vida toda.

Bruno e João

O livro indicado para conversar sobre o bullying com as crianças é Bruno e João, da editora Jujuba. O livro conta, com textos suaves e ilustrações simbólicas, uma emocionante história sobre carinho, cuidado e superação de duas pessoas diferentes mas com uma coisa em comum.

 Chegada de um irmão

É comum que, com a chegada de um irmãozinho, as crianças comecem a agir de forma agressiva e exagerada para chamar atenção. Isso acontece porque com o posto de caçula ameaçado elas sentem que serão jogadas para escanteio. A forma que o irmão mais velho vai digerir todas as mudanças da rotina depende muito de como os pais vão prepará-lo para essa situação. Conheça o livro que separamos para ajudá-los nessa missão.

Quero Nascer de Novo

Neste livro da editora Saber e Ler os pais de Sophia vão ensiná-la, de uma maneira muito interessante, a substituir o ciúme por amor e carinho.

Separação dos pais

Uma separação nunca é fácil, ainda mais quando o casal tem um filho juntos. O fim do relacionamento marca a vida dos adultos e até mais a de seu filho. Um livro que pode ajudar a família nesse momento delicado é o Duas Casas e Uma Mochila, da editora Mar de Ideias.

Duas Casas e Uma Mochila

Neste livro, parecido com um diário, nós conhecemos todos os pensamentos e conflitos que rondam a mente dessa pequena garotinha passando por uma fase difícil: a separação de seus pais.

Agressividade

São muitas as sensações que as crianças descobrem em sua infância e na maioria das vezes elas não sabem como lidar com tais. Caso haja desatenção dos pais ou até pela própria personalidade das crianças, elas acabam desenvolvendo comportamentos agressivas. O livro que indicamos pode ajudar a controlar a agressividade dos pequenos em momentos de estresse.

A Raiva

O livro da editora Pequena Zahar mostra com representativas ilustrações um sentimento que vai crescendo e crescendo, até explodir e deixar uma bagunça. A história traz uma bela oportunidade para conversar com as crianças sobre suas emoções e como lidar com elas.