E quem não quer dicas para seu filho dormir melhor, não é mesmo? Depois do nascimento das crianças, as noites do casal não são mais as mesmas. Os recém-nascidos dependem de cuidados quase 24 horas por dia, o que faz com que os papais não tenham noites tranquilas de sono.

Quando crescem um pouco, algumas crianças ficam mais independentes e sem grandes problemas para pegar no sono. Porém, em alguns casos, a hora de dormir nem sempre é fácil e demanda insistência e paciência.

Se você tem dificuldades para fazer a criançada dormir, e enfrenta uma batalha todas as noites para isso, veja as 5 dicas que preparamos para te ajudar nessa missão!

1. Estabeleça uma rotina.

Faça com que as crianças tenham uma rotina de tarefas e horários. Estabeleça o horário de acordar, as atividades que ela terá para fazer no dia seguinte, como: Se arrumar, ir para a escola escola, brincar, estudar, tomar banho e enfim, a hora de dormir. Quando os pequenos tem uma rotina alegre e cansativa, a hora de dormir sem dúvidas, será um momento legal para eles.

filho-dorme-bem

2. No sono diurno, deixe a luz entrar.

Quando estiverem em casa e der aquele soninho durante o dia, deixe a luz entrar no ambiente da soneca. Isso faz com que a criança descanse, porém, não entre em um sono tão profundo quanto é para ser o da noite.

3. Aposte em um banho quentinho e massagem.

Quem não relaxa com um bom banho e uma bela massagem, não é mesmo? Com eles não é diferente. Um banho quentinho nesse frio antes de dormir, relaxa o corpo e a mente, e ajuda na hora de dormir. O banho associado a uma massagem, é soninho na certa!

criança-banho-shampoo
literatura-para-crianças

4. Aposte em cantigas e histórias para contar antes de dormir.

Toda criança adora uma historinha e músicas, apostar nessas duas opções também ajuda na hora de dormir. Isso relaxa a mente e traz a sensação de tranquilidade para os pequenos.

5. Respeite o espaço e o tempo da criança.

Nem todas as crianças são iguais e o que funciona com uma, pode não dar certo com a outra. Então, é importante saber respeitar o espaço e o tempo de cada uma delas.

Uma boa conversa, também vale muito a pena, quando eles já estão maiorzinhos. Observe o que surte mais efeito com seu filho e não tenha mais dor de cabeça na hora de dormir.

Esperamos que essas dicas ajudem as mamães que tem dificuldades para fazer os pequenos dormirem, e que com isso, vocês também consigam ter noites de sono mais tranquilas.