O período de adaptação escolar, nem sempre é uma tarefa fácil, tanto para as crianças, como para seus responsáveis. Se acostumar com a ideia de que seu pequeno passará o dia longe e com pessoas que até então são desconhecidas, gera um certo receio nos papais. Isso para aqueles que irão iniciar sua jornada escolar agora. Porém, é de extrema importância para a criança, sentir essa segurança vinda de quem eles tanto admiram, para que essa nova fase seja mais tranquila.

Hoje iremos dar 5 dicas para ajudar os pequenos e a família na adaptação escolar. Tanto para os que vão iniciar essa experiência agora, assim como a adaptação para o retorno as aulas após as férias letivas.

educacao-infantil-bebes-aprendem-13-ne273

Adaptação para crianças pequenas

Quanto menor a criança, maior a angustia e preocupação dos pais. Geralmente a primeira experiência com pessoas desconhecidas e um novo ambiente são após os 4 meses de vida. Porém, nessa fase é comum que muitos pais precisem optar por escolinhas pois precisam retomar ao trabalho.

Vale muito a pena pesquisar e buscar informações sobre toda a estrutura, professores e funcionários da escola. Assim, você papai e mamãe terão maior segurança e confiança sobre os cuidados que seu pequeno terá nesse período.

Acompanhar os primeiros dias das crianças na escolinha e analisar como será esse período de adaptação tranquiliza os pais. O recomendado são pelo menos 3 dias. Eles não precisam te ver, esse período é para vocês se acostumarem com essa nova rotina. Tire todas as suas duvidas referente as questões que envolvem essa adaptação, com a instituição.

Não prolongue as despedidas. Isso gera angustia na criança e o que eles precisam nesse momento é se sentirem seguras com esse ambiente novo. Eles estarem com aquele brinquedo predileto, assim como a chupeta ou paninho pode ser um grande aliado nessa etapa.

Mudanças no comportamento são normais até eles se acostumarem com a nova rotina. Caso isso persista por muitos dias, converse com a escolinha e tire suas duvidas de como tem sido seu cotidiano.

Adaptação para crianças maiores

As crianças a partir dos 3 anos, já conseguem entender melhor. Conversar com os pequenos e explicar como funciona a vida escolar, ajuda nesse período de adaptação. Explique quem terá vários outros amiguinhos para brincar, que irá aprender coisas novas e também terá muitas brincadeiras. Não que os primeiros dias serão fáceis, pois toda mudança é difícil até mesmo para nós. Porém, estimular que essas atividades são legais, desperta cada vez mais a curiosidade deles e o interesse.

escola-1
volta-aulas

 

 

Já para a adaptação de volta as aulas, para as crianças de todas as idades, confira a matéria disponível também em nosso blog.