Em tempos de Coronavírus🦠, a importância com a higiene pessoal, principalmente das mãos, deve ser reforçada entre todos👨‍👩‍👧‍👦, principalmente com as crianças. Essa é uma das maneiras mais eficientes de evitar a proliferação e contágio do vírus. Para protegê-las, é importante estimular e incentivar que os pequenos reforcem ainda mais os cuidados com a higiene pessoal. Os papais podem conseguir isso de uma maneira lúdica e explicativa. 😀 Ou seja, a criança deixará de ver isso como obrigação, tornando esses momentos super divertidos. 😉 Confira mais em nossa matéria:

Lavar as mãos 💧🧼✋

Existem duas técnicas que podem estimular os pequenos à criarem o hábito de lavar as mãos. Como por exemplo: um experimento com água 💧, orégano e sabão 🧼, e outro com tinta guache 🎨. Saiba mais sobre como eles funcionam:

Água, orégano e sabão

Muitos papais e mamães 👫 tem aderido à essa técnica para alertar os pequenos 🧒 sobre o risco do contágio do COVID-19 🦠. Esse experimento divertido com água, orégano e sabão tem feito sucesso no mundo todo, além de ser muito fácil de fazer. Basta encher um recipiente com água e acrescentar de uma a duas colheres de orégano. Depois disso, em um outro recipiente você coloca o sabão/detergente e água. E então, peça para que a criança coloque a mão no pote que tenha o orégano.

Explique que a “sujeira” é como se fosse o vírus (ou Coronavírus) 🦠 e as bactérias que podem estar em qualquer lugar que temos contato e que podem nos deixar doentes. 🤧 Depois peça que lavem a sujeira na água 💧 com sabão 🧼 e coloque novamente na água com orégano. Em resumo, o sabão que está no dedo da criança faz com que o orégano se afaste rapidamente, mostrando aos pequenos a importância de sempre lavar as mãos para afastar esse vilão invisível. 💪

Tinta guache 🎨

Esse experimento mostra para os pequenos, como é importante lavar sempre as mãos ✋ e por bastante tempo ⏱ com muita atenção. Como? Peça para que a criança suje bem as mãos com a tinta guache. 🎨 Depois isso, explique que é assim que suas mãos ficam quando brincam em algum lugar, no entanto, a sujeira da tinta representa os vírus e bactérias que são invisíveis. 🦠 Peça para que lavem a mão com água 💧 e sabão🧼, e mostre que é preciso que toda a tinta vá embora, lavando muito bem as palmas das mãos, entre os dedos, os pulsos, unhas e tudo mais. Sem dúvidas, com essa experiência eles entenderão a importância da higiene correta das mãos. 💧🧼 ✋

Escovar os dentes

Para estimular os pequeno na escovação dos dentes, mostre o que acontece quando esse ato não é feito e os efeitos que isso pode causar. Portanto, pegue uma imagem grande de um sorriso com os dentes aparecendo. Depois, em um saquinho plástico, desenhe com canetinha preta alguns bichinhos que representarão das bactérias 🦠 da boca. Coloque o saquinho em cima da imagem e mostre que, quando não escovamos os dentes direito, esse bichinhos 🦠atrapalham o sorriso e fazem mal para a saúde 🤒. Além disso, pegue também uma escova velha que não esteja em uso, e “escove” os dentes da foto junto com a criança, até que tudo isso suma. Essa é uma atividade importante para a saúde e higiene das crianças. Ou seja, mesmo não sendo eficiente contra o Coronavírus, previne diversas doenças bucais 👄 e bactérias 🦠 existentes.

Tomar banho 🛀

Você pode investir em duas técnicas muito legais para a hora do banho 🛀. Como por exemplo: A leitura de um livro 📖 e com brincadeiras musicais 🎶. Veja:

Livro 📖

O gosto por livros 📖 ou alguma história, pode ser um aliado durante o banho 🛀. Ou seja, você pode aproveitar esse momento para ler um livro infantil ou a sua história predileta. Explique que a criança só estará bem limpinha quando a leitura acabar, além da importância de lavar bem cada parte de seu corpinho. Isso estimulará esse momento e fará com que o seu pequeno aprenda a tomar banho sem você. 😊

Brincadeiras musicais 🎶

O momento do banho 🛀 pode se tornar mais divertido com algumas brincadeiras, inclusive musicais 🎵. Ensine como a criança deve se lavar (ajude nas áreas mais delicadas), depois disso, comece a cantar uma musica que ela goste e peça para que continue depois que você parar 🎙. Assim como com a leitura 📖, explique que ela só estará bem limpa quando a canção 🎵 acabar. Isso sem dúvidas irá render várias risadas 😅 e irá estimular o aprendizado de tomar banho sem ajuda. 😊

Essas duas experiências irá tornar o momento mais divertido para os pequenos, e menos cansativo para você.

Tudo que pudermos fazer para garantir a saúde dos nossos pequenos, na pandemia que estamos vivendo com o novo Coronavírus, é muito bem vindo. A higiene é uma das melhores maneiras de manter a todos protegidos, principalmente quem amamos. ❣ Além disso, fique de olho nas notícias e informações do Ministério da Saúde.