A quarentena em prevenção ao coronavírus não precisa ser uma tortura para ninguém. No entanto, o confinamento pode ser ainda mais difícil para as crianças do que para os adultos. 😥 Elas estão acostumadas a gastar mais energia na escola, brincando no condomínio ou até mesmo em passeios. Então, imagina do nada não poderem sair de dentro de casa? 🏡 Isso pode causar estresse depois de um certo período nessa situação. Especialistas dizem que as crianças na quarentena pode ser uma oportunidade para que pais e filhos fiquem mais juntos, realizando atividades e se divertindo também.

Se você está realizando seu trabalho de casa nessa quarentena, é importante deixar claro para os pequenos o seu momento de trabalho. 👩‍💻 Estipule horários para começar e parar, assim como para almoçar, e deixe claro que durante esse período, você não poderá ficar dando muita atenção, mas que depois vocês podem fazer alguma atividade juntos. Não será fácil no começo, mas aos poucos as crianças vão se acostumando com a rotina e você também. Além disso, deve haver o equilíbrio entre lazer e rotina. Você deve manter horários para eles dormirem, acordar, estudar, brincar, realizar suas atividades. Isso é importante para que eles entendam que mesmo em casa, tudo tem sua hora e seu tempo. ⏰

Confira uma lista de atividades que podem ser feitas em casa com as crianças, durante esse período de pandemia:

Crianças na quarentena – Cozinhar 🍯

A maioria das crianças gostam de ajudar quando o assunto é cozinhar. Você pode pedir sua ajuda para quebrar os ovos para um bolo, por exemplo. Ou quem sabe no preparo de uma salada de frutas deliciosa, ou então para arrumar a mesa. Enfim, deixe que participem desse momento, você verá como isso ajuda a passar o tempo e faz com que os pequenos se sintam uteis.

Invenções 🎨

Uma criança não precisa de muito, para tornar qualquer objeto um brinquedo. Então, separe alguns materiais recicláveis como por exemplo: garrafas pet, retalhos de tecido, rolos de papel, caixas, tampas e deixe que a criatividade de cada um mostre o que esses materiais podem se tornar. Você vai perceber como isso irá entreter os pequenos por um bom tempo. OBS: cuidado com o uso de tesouras e objetos que possam causar algum tipo de acidente. Caso precise, utilize você esses materiais ou deixe tudo mais ou menos como eles irão precisar, para que não precise estar “em cima” toda hora.

Crianças na quarentena conhecendo outros lugares 🗺

Graças a tecnologia, podemos “viajar pelo mundo” sem sair de casa. Faça uma busca de algum lugar bacana e mostre tudo sobre ele. Você pode contar a sua história e mostrar imagens ou vídeos do local para os pequenos. Além disso, caso você tenha alguma descendência e queira mostrar onde você, seus pais ou seus avós nasceram e moraram, essa é uma ótima escolha para ajudar a passar o tempo também. Assim como contar um pouco da história da sua família.

Acampamento  ⛺

Toda criança adora isso. Portanto, você pode improvisar uma acampamento com cabanas de lençol e almofadas na sala. Isso irá gerar distração por um bom tempo. Você também pode apostar em um piquenique com todas as gostosuras que desejar, e aproveitar esse super acampamento.

Filmes e jogos antigos 👨‍👩‍👧‍👦

Você pode aproveitar esse momento para mostrar aos pequenos como eram as coisas da sua infância. Como por exemplo: filmes, jogos, brincadeiras, seriados, e muito mais. Mostre que existe um mundo fora da tecnologia também, e que pode ser muito divertido. Assim como era para você, na sua época. Aposte em brincadeiras e jogos de tabuleiros. E também em filmes legais que você adorava na idade deles. Uma sessão pipoca cai muito bem também nesse período em casa com a criançada.

Essa fase que estamos enfrentando, está aproximando mais as pessoas e pode servir para fortalecer ainda mais os vínculos familiares. O confinamento não é fácil para ninguém, seja adulto ou criança. No entanto, aproveite e faça tudo aquilo que você queria com as crianças, mas a falta de tempo e cansaço não permitiam. Lembre-se também que isso é só uma fase, e que esperamos em breve ter nossas vidas e rotina de volta. Portanto, aproveite ao máximo o momento com seus filhos. Isso fará bem para você e ainda mais para eles.