Economizar dinheiro não é uma tarefa fácil. Temos uma grande dificuldade em conseguir poupar e guardar, até as moedinhas. 🤦‍♀️ No entanto, se isso tivesse nos sido ensinado desde cedo, pode ser que teríamos uma facilidade maior nessa questão. 🤷‍♀️ Então, é muito importante passar isso para os pequenos. 💛 Ou seja, aprender a economizar dinheiro desde pequenininho, pode facilitar a vida adulta na questão financeira. Quer saber como ensinar isso para as crianças, principalmente agora nessa época complicada? Confira as dicas na nossa matéria:

5 dicas para ensinar as crianças a economizarem dinheiro:

Defina uma mesada 💰

A maioria das crianças recebem um dinheirinho por mês, para comprarem aquilo que mais querem. No entanto, é importante lembrar que aquele será o único que terão até o próximo mês, e que devem economizar dinheiro para não ficarem sem. Além disso, é importante incentivá-los a gastar esse valor com aquilo que desejam de verdade. Como por exemplo, um brinquedo novo, uma fantasia de super herói ou até mesmo um passeio.

O valor da mesada pode ser pago da seguinte maneira, de acordo com as idades:

  • De 6 a 8 anos – Semanalmente
  • De 8 a 12 anos – Quinzenalmente
  • Mais de 12 anos – Mensalmente

Anote gastos e incentive objetivos ✅

Anotar os gastos é importantíssimo principalmente para nós. Quando temos noção do que e onde colocamos o nosso dinheiro, podemos ter um melhor controle do que está sendo gasto excessivamente. Portanto, para isso dê o exemplo. Anote os gastos de casa e ensine os pequenos a fazerem o mesmo com o dinheiro deles. Caso não tenha o costume, aproveite para aprender junto com o seu pequeno(a).

Além disso, incentivar os objetivos também é uma forma de ajudar os pequeno. Por exemplo: Se tem um jogo que ele deseja muito, por que não economizar dinheiro e o comprar? Isso estimula ainda mais o senso de economia e ele passará também a não gastar com qualquer brinquedo e sim juntar para um objetivo maior.

Ensine o valor de cada conquista com o dinheiro 🤑

É muito importante eles aprenderem a dar valor no quem tem. Como por exemplo um brinquedo. Muitas crianças não se importam por que sabem que é fácil conseguir outro. No entanto, se você mostrar que tudo tem um gasto, e que se quebrar ou perder, ficará sem ou terá que tirar da sua mesada, eles perceberão melhor o valor das coisas. Além disso, estimule também a doação de brinquedos parados para a caridade. Mostre que muitas crianças não tem com o que brincar, e que é importante ajudar ao próximo. 💛

Como economizar dinheiro na ida ao mercado 🛒

A ida ao mercado pode ser uma boa maneira de ensinar a economizar, e que, infelizmente, não se pode ter tudo. Você pode dar a opção de escolha e controlar a quantidade de guloseimas que as crianças menores podem levar. Por exemplo: Ele tem 3 coisas que deseja, mas só poderá levar 2. Isso estimula a importância que as coisas tem e o senso de escolha do que julga mais importante. Já para as crianças maiores, estipule um valor que poderá ser gasto.

O importante é que aprendam que economizar e guardar é essencial para todas as etapas da vida, principalmente adulta. De pouco em pouco é que se junta uma quantia legal para se fazer o que tanto deseja. Mostre que essas atitudes podem trazer diversos retornos, tanto agora quanto quando forem maiores. E lembre-se: O que se aprende de pequeno, é mais fácil de levar pelo resto da vida. 💛