Ultimamente, com essa pandemia que estamos vivendo, o que mais ouvimos falar é sobre Home Office. 💻 Essa é a orientação de governos e órgãos de saúde, para que o contágio e a proliferação do Coronavírus seja contido. E, da mesma forma, escolas 🏫 públicas e privadas tem adotado a mesma medida. O intuito é proteger as crianças, evitando assim o contágio.  No entanto, um grande desafio para as mamães é manter sua produtividade quando o assunto é Home office com crianças em casa. 😰 Confira algumas dicas pra manter o foco, sem deixar seus pequenos de lado 📝:

💻 Tenha um espaço de trabalho

Seja uma mesinha, escrivaninha, escritório ou mesa de jantar, você deve deixar claro que quando estiver nesse espaço, está em horário de trabalho. 🕘 Se o seu filho(a) for maiorzinho, crie plaquinhas de aviso com frases divertidas. Como por exemplo: “mamãe está no trabalho”, “mamãe muito ocupada” 🚫 e outros recadinhos para lembrá-los de que não podem te chamar o tempo todo.

👚 Tire o pijama

Não é necessário usar salto alto ou terno e gravata. Mas também, não fique o dia todo de pijamas ou aquelas roupas típicas de ficar em casa. Isso mostrará que você está trabalhando. 📂 Além disso, caso ache necessário, você pode investir no uso de fones de ouvido e até mesmo o crachá da empresa. Isso mostrará que você está trabalhando.

🕘 Defina horários e uma rotina

Tenha horário para dar início ao trabalho, para encerrar, para almoçar e intervalos. ⏱ Você também pode pensar em algum tipo de recompensa para as crianças quando se comportarem. Como por exemplo: brincar ao final do expediente ou assistir um filme. Isso para caso eles se comportem durante o horário de trabalho.

📝 Cronograma das crianças

Para que você consiga se concentrar no seu trabalho, pense em maneiras de entreter as crianças. Você pode deixar a disposição dos pequenos: jogos, ♟🕹 livros, 📖  filmes 📽 e ate mesmo quebra-cabeças. Isso evitará o tédio por parte deles e, automaticamente as interrupções.

Caso seu filho(a) seja ainda bebê, 👶 não se cobre tanto. Aproveite para trabalhar nos horários de soneca 😴 ou na hora que ele estiver assistindo desenhos. Peça ajuda dos irmãos mais velhos, do papai e de quem mais estiver em casa. Estamos passando por um momento de adaptação.

Além disso, não podemos esquecer que estamos lidando com crianças, e em algum momento, eles irão quebrar as regras. No entanto, seja paciente. Caso você precise muito de silêncio 🤫 no momento, explique isso e peça para que eles esperem um pouco, até que você possa dar atenção e ajudar.

O trabalho em casa, mesmo com as crianças, pode sim funcionar. 👍 Você só precisa se planejar 📝 e encontrar meios para que não seja algo massante para nenhum dos lados. Lembre-se também que isso é algo que não será eterno. Se todos nós fizermos a nossa parte agora, e evitar a proliferação do vírus, em breve a vida e rotina de todos voltará ao normal. 🙏