Toda mamãe assim que descobre que tem uma vida sendo gerada dentro dela, já sente aquele instinto de proteção e que precisa fazer o melhor pelo seu bebê. 😍 Ou seja, vem a preocupação de que precisa dar o seu melhor em todos os sentidos e não deixar que nada falte para esse pinguinho de gente que está para chegar. ❣ Mas, para que isso seja possível, muitas mamães precisam retornar ao trabalho depois do período estipulado pela licença maternidade. E isso gera uma certa dor e preocupação. Com quem vou deixar o meu bebê? Como vai ser essa adaptação? Será que ele vai sentir a minha falta? Será que ele vai lembrar ao final do dia que eu sou a mãe? 😰😔 Em outras palavras, é um turbilhão de pensamentos, e que precisam ser trabalhados para que quando o momento chegar, essa “separação” seja menos dolorosa possível.

Acompanhe a matéria e veja como você pode começar a organizar esses sentimentos, quando esse momento chegar. Confira:

😰 Com quem devo deixar o bebê quando acabar o meu período de licença maternidade? 🤔

Essa é uma pergunta muito particular e que é difícil ser respondida por alguém de fora. Se você tem alguém de extrema confiança, por que não? E se você viu uma escolinha que gostou, ou quem sabe a vovó se prontificou a cuidar? Isso é uma questão que apenas você pode decidir o que seria melhor nesse momento. Qual decisão vai te deixar mais confortável e confiante? Aposte na melhor e evite o seu sofrimento. Importante: Tome essa decisão com calma e com tempo. Não deixe para a ultima hora.

😰 Como preparar o meu pequeno para essa nova adaptação depois da licença maternidade? 🤔

É importante que esteja claro que, independente de com quem ele fique, ele estará longe de você durante esse tempo. Então, é importante que o bebê comece a se acostumar com essa mudança aos poucos. Ou seja, que ele comece a se adaptar a ficar com outras pessoas e não ser mais tão dependente assim de você e dos seus cuidados. Isso ajuda tanto o bebê quanto você nessa nova etapa.

😰 O que fazer se eu me distanciar e ele começar a chorar? 🤔

Em primeiro lugar, deve-se ter isso claro, é normal o bebê chorar por sentir que você não está por perto. Ou seja, ele ainda não está acostumado com isso, então ele ira chorar no começo. Os bebês sentem o que as mamães transmitem, então se ele tiver em torno de 4 ou 6 meses, mesmo assim você pode se despedir com um beijo, para que ele entenda que você vai, mas todos os dias está de volta.

Agora se você está voltando ao mercado de trabalho depois de um tempo maior do que a licença, é necessário apostar na conversa. Sair escondido por exemplo, não é uma boa opção. Se a criança for maiorzinha, pode entrar em desespero. Então explique onde está indo e que já irá voltar. Sim, ela vai “sofrer” e chorar, mas ela vai ver que você saiu e voltou, nas outras vezes também. Então, ela passa a perceber que isso é normal e tudo isso vai passar e tudo ficará bem. A sua segurança ao falar com a criança, faz com que ela se sinta melhor.

😰 A criança pode ter problemas pra comer e para dormir no inicio? 🤔

Sim! isso é algo normal, até mesmo para nós, adultos, quando estamos em um local diferente ou que mude nossa rotina. Com eles não e diferente. Mas, ao mesmo tempo que o bebê está sendo exposto a essa ansiedade, essa mudança, ele também aprende com ela. Então, isso é completamente normal e faz parte do período de adaptação.

É possível amamentar o bebê mesmo com o retorno ao trabalho? 🤔

Sim! Você pode tirar o leite e deixar com a pessoa que está responsável pelo bebê enquanto está fora. Isso não faz mal, pelo contrário, ele continuará com o alimento que é extremamente importante, e você tranquila. E, quando você chegar, nada impede de amamentá-lo. Ele não desacostumará, apenas vai perceber que algumas mudanças aconteceram, mas que esse elo ainda existe entre vocês.

Além de tudo isso, é normal que as mamães se sintam culpadas por precisar voltar ao trabalho. Entenda que essa situação não é falta de amor. Ela irá doer sim no começo, no entanto, só fará bem tanto para você quanto para ele. Assim, o sentimento de culpa ficará bem mais leve dentro de você. ☺